A noradrenalina, ou norepinefrina, é um hormônio produzido pelas glândulas suprarrenais que é liberado na corrente sanguínea para transmitir sinais nervosos que ajudam a regular funções cerebrais importantes como humor, concentração, atenção e memória.

Este hormônio, junto com a adrenalina, permite ainda responder a situações de estresse, deixando o corpo em estado de alerta mediante algum perigo, aumentando os batimentos cardíacos, a oxigenação do sangue, a circulação sanguínea para os músculos e a dilatação das pupilas.

Por todas essas ações no corpo, a noradrenalina também pode ser usada na medicina como remédio, aplicada diretamente na veia, por médicos ou enfermeiros em pronto-socorro ou UTI, em situações de emergência como infarto ou hipotensão profunda.

Para que serve 

A noradrenalina possui diversas funções no corpo e está envolvida, principalmente, num processo conhecido como “resposta de luta ou fuga”, que é ativado em situações de medo ou estresse. Esta resposta é caracterizada por:

  • Dilatação das pupilas para que se possa enxergar melhor;
  • Aumento dos batimentos cardíacos para bombear sangue de forma mais eficiente;
  • Liberação de glicose no sangue para fornecer energia para uso imediato;
  • Aumento do fluxo sanguíneo para os músculos;
  • Aumento da respiração para fornecer mais oxigênio para todo corpo.

Todas essas funções permitem que o corpo fique em estado de alerta e preparado para enfrentar ou fugir da situação de medo ou estresse.

Além disso, no cérebro, a noradrenalina age aumentando o estado de atenção, a memória, a concentração e o humor.

Quando a noradrenalina é usada como remédio?

Devido às suas funções no corpo, a noradrenalina pode ser usada como remédio, especialmente em situações em que é necessário aumentar a contração dos vasos sanguíneos, levando ao aumento da pressão arterial. Por isso, a noradrenalina é muito utilizada em situações de emergência que causam diminuição da pressão sanguínea e que podem colocar a vida em risco, como em casos de infarto ou hipotensão profunda, por exemplo.

Além disso, a noradrenalina desempenha um papel importante na regulação da atenção e da concentração. Por esse motivo, a maioria dos remédios usados ​​para tratar o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, depressão ou ansiedade, agem aumentando os níveis deste hormônio no cérebro.

Qual a diferença entre adrenalina e noradrenalina?

Tanto a adrenalina como a noradrenalina são produzidas pelas glândulas suprarrenais, no entanto, a adrenalina é produzida a partir da noradrenalina. Esses hormônios afetam diretamente o coração, os níveis de açúcar no sangue, a respiração e os vasos sanguíneos. 

Na medicina, a adrenalina é usada para tratar choque anafilático, parada cardíaca e ataques de asma graves. Já a norepinefrina, é usada para tratar a pressão arterial perigosamente baixa. Além disso, medicamentos que aumentam a norepinefrina podem ser usados no tratamento de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, depressão e ansiedade, enquanto que a adrenalina não age a esse nível.

Deixe um comentário

Voltar ao Topo